09 agosto, 2007

PLANOS (DE UM MONOGLOTA)


Lendo "Perdón, señora? ' e relendo "PLANOS", pensei na presente infâmia:

(Kath, perdão)

Vou fazer um curso de inglês. Desses que duram seis meses, com apostilas, fitas K-7, DVDs e aulas aos sábados, o dia todo; não vou faltar a uma aula sequer, para quando eu apontar na esquina do curso já falar inglês até com o flanelinha; para todos pensarem que sou um turista americano .

Vou sim. Vou é para os EUA depois do curso. O problema não é o visto, afinal isso é fácil, funcionário público, 18 anos de serviço, residência fixa, casado, dois filhos,estabilizado na vida; a parada é acreditar naquele tal cursinho, porque eu não tenho tempo nem saco para oito anos de BRASAS, CULTURA,CCAA, my name is book e coisa e tal. O negócio é método moderno, sair falando na primeira aula. Porque o dia que eu tiver meu diplominha, eu vou sumir. Vou pegar meu Atlas Geográfico de capa verde ,tão velho que a América do Sul ainda era colada na África, e marcar com um X vermelho todos os países por onde quero passar. Ah, vai ser fera! Vou viver de mala na mão , em portos e aeroportos, de sapatos marrons ,meias Nike brancas e bermudas, como só os gringos usam; sempre com um surrado boné azul com U.S. ARMY em garrafais letras amarelas, que só de olhar as pessoas vão achar que lutei no Vietnã; sem falar no sotaque novayorquino que o folheto do curso prometeu! Aí, pronto, viro uma lenda idiomática. Pulando de país em em país, sem que ninguém desconfie da minha origem, fazendo fichas em hotéis, escrevendo poemas com um inglês da Rainha, salvando turistas brasileiros que não conseguem se comunicar,dando aulas e palestras para imigrantes ilegais.

E como apareci, vou sumir, sem deixar comprovantes de residência. A única evidência que passei por lá, além dos sorrisos dos garçons e camareiras pelas régias gorjetas, serão as minhas iniciais rabiscadas nas faces internas das portas dos banheiros públicos...sempre a meia altura.

Pensando bem, melhor fazer Espanhol.

2 comentários:

Kath disse...

A-M-E-I!!!!!!

ALL STAR disse...

Putz...ganhei o dia, o mês e o ano!