08 setembro, 2007

De Tours para o CASA 6


Não quero dar uma de católico fervoroso, não é nada disso, logo eu que estou na maior dúvida entre Krishna e Buda; que estou com olhares para o oriente, mas, ao mesmo tempo, lendo sobre aiatolás e rabinos; tentando entender das coisas distantes, ainda que nos butecos que frequento existam peritos etílicos em todos esses assuntos e em quaisquer outros.
Achei a imagem do vitral muito bonita (tendo cavalo na história já me pareceu coisa boa) e descobri que é de São Martinho. Nascido onde hoje é a Hungria no século IV, na época Panónia, território ocupado pelos romanos; aos 16 anos, ainda catecúmeno, alista-se no Exército Romano e chega ao posto de oficial da Guarda Imperial. Registra-se que, em uma madrugada de rigoroso inverno, ele patrulhava as ruas com seus comandados e, em dado momento, viu um homem caído ao solo, roto , seminu e com as pernas feridas. Sacando de sua espada , cortou a própria capa em duas partes e deu de vestir ao homem que sentia frio. Na outra noite, em sonho, viu o Cristo vestindo a capa e agradecendo seu feito de caridade.
Após tais revelações, abandonou a caserna e foi para um mosteiro. Aos 38 anos foi frade, aos 55 bispo de Tours e um dos maiores propagadores da fé cristã da Gália ( hoje França). Morreu aos 81 anos e seu dia é 11 de novembro, data do seu sepultamento em Tours, França.
Vendo o vitral e lendo a história, abusadamente, lembrei-me do meu humilde PEDRO de ENTRE A CRUZ E A ESPADA. Cabe um e daí?, eu sei, mas quero dividir esse pensamento com meus cúmplices . Acredito que um pouquinho de arte sacra, duas colheres de história e uma generosa pitada de lendas européias, se não fizerem bem, mal não farão!
NOTA: levei 45 minutos para adivinhar como copiar a gravura.

4 comentários:

Zumbi disse...

1º rsrsrs pelos 45 minutos

2º o momento em que falava do sonho com cristo, senti um arrepio de paz... não sei explicar a sensação...

3º A Presidente Vargas nunca me pareceu tão linda! Fiquei muito feliz ao perceber q todos aqueles aplausos não eram para mim e sim para os nossos cavalos
CAVALARIAAAAAAAA

Kath disse...

A vantagem é que agora você já sabe como se posta uma imagem! O resto vem mais fácil...
Dica: pra postar um video, copia aquele código no campo "embed" e cola no corpo.
Bela imagem, boa história. Meio palavrão também não faz al a ninguém.

xistosa, josé torres disse...

S. Martinho o apóstolo da Gália, parece-me que tratou bem o noviço ...
Mas nasci céptico e vou morrer de igual modo.
Acredito pouco naquilo que não vi e só leio séculos depois das deturpações própria de cada um.
Quem conta um conto, "acrescenta-lhe um ponto".
Sou mais do tipo do paganismo.
Só recebo uma vez por mês, mas todos os dias tenho que pagar ... Só mesmo paganismo.
No dia de S. Martinho, "Assam-se castanhas e bebe-se vinho", nisto acredito ...
Também no vitral em si, agora a história que encerra, já morreu com o seu artesão!

Unknown disse...

Realmente, acertou em cheio, não faz mal a ninguém... a mim, particularmente, faz muito bem!!! Não sei se já falei isso anteriormente, mas a sua capacidade de falar de todos os assuntos, sempre com um texto muito sólido, conscistente, e com um humor bárbaro é brilhante. Isso achei a palavra certa, BRILHANTE!
E quanto ao tempo que vc levou pra adicionar a figura, ninguém nasce sabendo, uma coisinha de cada vez, vai se revelando um internauta sofisticado... ADOREI!!